Seguidores

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

“A ordenação feminina a Pastora é bíblico” ?

Já se passaram quase 5 anos desde a minha ordenação ao ministério pastoral e ainda tenho que responder essa questão a muitas pessoas, na verdade acredito que ainda vou ter um bela caminhada na resposta a : As mulheres podem ser ordenadas ao ministério pastoral da igreja?


Então resolvi escrever sobre esse tema aqui no blog, para ajudar outras pessoas que ainda tem alguma dúvida sobre essa questão e para que as mulheres de Deus creiam em seu chamado e se levantem como “Mães de Nações” nesse tempo.

Dentro da igreja Protestante, chamada na modernidade de evangélica, existem 2 grupos que defendem pontos diferentes sobre a legalidade da ordenação feminina, eu escolhi falar sobre o que eu creio, então vamos ao ponto.
Deixemos a palavra de Deus falar por si, então vamos a alguns textos onde essa questão fica bem clara:

E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão (At 2.17-18 -)

“Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”

Se observarmos bem a palavra de Deus em gênesis perceberemos que depois da queda a mulher caiu em maldição e a sujeição ao homem foi consequência da desobediência e do pecado, mas com a redenção e justificação pela nova aliança , toda maldição foi removida ( Gl 3.13) e agora diante de Deus em Cristo não há mais distinção de raça, sexo ou posição.

Há com certeza papéis que a mulher exerce que diferem dos homens e vise-versa, essa não é a questão aqui abordada; outro ponto importante é nosso conceito de subordinação como inferioridade, a mulher mesmo necessitando ter um comportamento de honrar e se submeter ao marido, de nenhuma forma se torna menor, inferior ou pior que o homem, isso é ignorância.
O que é submissão?
“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo. Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. Toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça sem véu, desonra sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada”. (1 Co 11.3-5).

Tomando-se kefalh/ ("cabeça") em seu sentido mais natural, de "autoridade", o que temos é uma declaração de Paulo de que Deus tem autoridade sobre Cristo, Cristo tem autoridade sobre o homem, e o homem tem autoridade sobre a mulher. Uma cadeia hierárquica que começa na Trindade e continua na igreja e na família. Podemos inferir (guardadas as devidas proporções) que, da mesma forma como a subordinação de Cristo ao Pai não o torna inferior — como afirma a fé reformada em sua doutrina da Trindade — a subordinação da mulher ao homem não a torna inferior. Assim como Pai e Filho, que são iguais em poder, honra e glória, desempenham papéis diferentes na economia da salvação (o Filho submete-se ao Pai), homem e mulher se complementam no exercício de diferentes funções, sem que nisto haja qualquer desvalorização ou inferiorização da mulher. Em várias ocasiões o Novo Testamento determina que os crentes se sujeitem às autoridades civis (Rm 13.1-5; 1 Pe 2.13-17). Em nenhum momento, entretanto, este mandamento implica que os crentes são inferiores ou têm menos valor que os governantes. Igualmente, os filhos não são inferiores aos seus pais, simplesmente porque devem submeter-se à liderança deles (Ef 6.1). O conceito de subordinação de uns a outros tem a ver apenas com a maneira pela qual Deus estruturou e ordenou a sociedade, a família e a igreja.
Continuaremos a falar desse assunto na próxima postagem, deixe sua pergunta ou comentário, ficarei feliz em compartilhar com você desse entendimento pelo espírito.

Pra. Graziella Albuquerque

TEXTO EXTRAIDO DO BLOG DA PASTORA GRAZIELLA ALBUQUERQUE

Vejamos que nessa profecia declarada em Joel, está escrito sobre o derramamento do Espírito em toda carne, independente do sexo e consequentemente pela presença do Espírito os dons se manifestam.
Vamos ler outro texto das escrituras: Gálatas 3.28

Um comentário:

  1. Amada levita do Senhor.
    Fiquei muito feliz em ver esse texto no seu blog.
    Que Deus te use de maneira sobrenatural nesse tempo, muitas conquistas em 2011.
    Ao nosso Deus toda adoração pelos séculos dos séculos...

    ResponderExcluir