Seguidores

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Acessibilidade e Prudência – Um estudo para grupos de louvor

A congregação experimentando a adoração de intimidade com Deus
A intimidade é a forma mais simples de adoração a Deus. Fazemos isso porque o clamor do nosso coração sempre foi, “Quando eu posso me encontrar com Deus?” Quando é que podemos ficar na Sua presença e apenas estar com Ele?
Desta vez eu gostaria de ter um breve olhar sobre o meu valor principal como um líder de adoração.
Acessibilidade
Deixe-me confessar algo. A uns dois anos atrás, eu não teria escrito o que estou prestes a escrever, e eu não teria acreditado, se Deus não tivesse me abençoado com uma esposa que tem o dom precioso de caminhar e aprender com as pessoas.
Nos últimos anos, a sociedade deu um grande passo para tornar lugares públicos mais acessíveis a pessoas com necessidades especiais. Pessoas com cadeiras de rodas, dificuldades auditivas e etc podem desfrutar muito mais eventos e lugares do que antes. Eu acho isso grandioso.
Às vezes como uma líder de adoração eu preciso fazer algumas das mesmas questões que trouxe a mudança para o acesso nos locais em que vivemos.
Nossa adoração é acessível para todos? Não é acessível para aqueles que não são essencialmente artístas ou espirituais?
Lembro-me de uma experiência de adoração de forma muito clara de alguns anos atrás. Minha esposa, eu e vários amigos participavamos de uma noite especial de adoração. O líder e o grupo de músicos estavam levando-nos na adoração através de alguns sons músicas diferentes. Eu estava passando um grande momento, toda a criatividade da minha personalidade estava sendo estimulada. Depois de um tempo adorando de olho fechado ao abri-los olhei para minha esposa ao meu lado. Ela olhou para mim com um olhar que parecia dizer: “Podemos ir agora?”. Eu não me esqueci daquele momento. O que foi significativo para mim (não o líder de louvor e músicos) não era necessariamente significativo e acessível a todos os presentes. Muitos de vocês são assim. Você quer se encontrar com Deus. Você gosta de adoração, mas ao menos que alguém leve-o a este encontro através de algumas canções que você pode cantar e encontrar sentido, será, potencialmente, deixado de fora.
Isso significa que às vezes precisamos de algo chamado de “prudência” na adoração. Eu sei que não é uma palavra popular … alguns anos atrás, depois do filme ´Coração Valente´, uma das melhores coisas a fazer era gritar “Liberdade” no culto … às vezes eu quero gritar no meio do culto … Disciplina! Se tivéssemos tempo, poderíamos ter uma longa discussão sobre a necessidade de mais paixão em nossas vidas e em nossa adoração. De fato para a verdadeira adoração, você precisa ter paixão e prudência, e para fazer música de adoração, você não estará em lugar nenhum se você não tem ambos.
Mas temos que olhar atentamente para prudência. Prudência é a espinha dorsal para a composição de uma música em que os outros possam seguir e se conectar.
Deixe-me fazer uma pausa aqui por um momento e dar algumas dicas para líderes de louvor sobre a prudência na adoração:
  • Prudência é escolher as canções que vão dizer o que a maioria das pessoas se reuniram querem dizer a Deus.
  • Prudência é a disciplina para não tocar ou cantar o tempo todo. (Isso também é especial para todos os membros das equipes de adoração – se você preencher todos os espaços com suas “coisas” a música não respira e a congregação se sente oprimida)
  • Prudência é a percepção de que as notas que não toco (e as palavras que o outro não canta) são tão importantes como as que você faz.
  • Prudência é tocar a música como está escrito, sem sempre acrescentar toneladas de enfeites que outras pessoas não podem seguir ou cantar.
  • E muitas vezes que escolher as canções e músicas que não é necessariamente “a música” (aqueles de vocês que são músicos vai saber o que quero dizer).
Ás vezes, envolve um pouco de dor e sacrifício da parte líderes de louvor e músicos.
Senhor o que o Senhor quer? Normalmente é mais precioso e satisfatório ver as pessoas se conectarem com Deus do que fazer o a minha própria vontade.
Eu não estou dizendo que prudência na adoração é fácil, eu não estou dizendo para você que eu mesmo sempre me senti bem como um líder de adoração. O estou dizendo o que é certo. Se perdermos a acessibilidade, acabaremos perdendo as pessoas, e talvez até mesmo a experiência preciosa delas experimentarem a adoração de intimidade com Deus
Deixe-me dizer mais uma chave sobre a acessibilidade, algo que podemos facilmente esquecer. Se a adoração é um encontro com Deus, precisamos lembrar que Deus quer ter um papel ativo em nosso tempo juntos também. E assim temos de dar-lhe espaço para entrar, para falar uma palavra para a congregação ou um indivíduo.
Talvez ele só quer vir com a sua presença e vamos descansar nele. Eu amo o silêncio e tranquilidade quando Deus está lá. ue mais poderíamos nós como filhos e filhas, criados à imagem de Deus, querer? Mas não vamos deixar as pessoas fora da “porta”, como alguém numa cadeira de rodas que não poderiam entrar em um edifício, porque nós não nos importamos o suficiente para torná-la acessível para eles.
Vamos fazer um caminho para que todos juntos tenhamos a experiência de adoração de intimidade com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário