Seguidores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A mulher, Israel e a Igreja

A tipologia sobre a mulher é tremenda, tanto no Antigo Testamento, como no Novo Testamento. Dependendo do contexto, tanto no Antigo, como no Novo, ela tipifica a nação de Israel, ou a igreja.
 
Vejamos:
 
Em Oséias 1:2-3, nos fala de Gomer, a mulher que Oséias amou. E esta simboliza a nação de Israel, que adulterou e se prostituiu indo após outros deuses. Mas Deus, tipificado pelo profeta Oséias a amou, e lhe deu mais uma chance, de se regenerar e de se arrepender dos seus atos pecaminosos.
 
Em Cantares a Sunamita, tem uma tipologia dupla: representa a esposa do Senhor, que é a nação de Israel e, também, representa a noiva do Senhor. que é a igreja. Ao contrário do que muitos afirmam, dizendo que Jesus é a rosa de Sarom e o lírio dos vales, esses títulos não são atribuídos ao esposo e sim à noiva. Portanto, a igreja é a rosa de Sarom e o lírio dos vales. Isso fica bem claro em: Ct. 2:1-2 quando esses títulos são dito a respeito da sunamita.
 
Rebeca mulher de Isaque representa a igreja. Abrão tipifica o próprio Deus Pai. O mordomo Eliazer tipifica o Espírito Santo e Isaque tipifica o próprio Cristo. O pai ordenará ao Espírito Santo e Ele, levará a noiva ao encontro do noivo; como foi no caso de Abrão, que ordenou ao mordomo Eliazer (Espírito Santo) que buscasse Rebeca (Igreja) e a levasse ao encontro de Isaque (Jesus).
 
Raabe a prostituta tipifica a igreja. Raabe foi salva da destruição de Jericó, porque escondeu os dois espias, ou seja, optou por servir ao Senhor, permitindo que colocasse em sua casa um fio de escarlata que simboliza o sangue de Cristo. Josué como tipifica o Espírito Santo, salvou Raabe da destruição. A igreja será salva se guardar a Palavra, e se o Sangue do Cordeiro estiver em evidência em sua vida. Essa tipificação é tão gloriosa que Raabe passou a fazer parte da genealogia, coisa que era só para a nação de Israel. Mas na pessoa de Raabe, a igreja passou a fazer parte da genealogia de Deus.
 
Mas o fato que quero me prender é o de João 8. - A mulher adultera que tipifica a nação de Israel.
Nos versículos 3 e 4, diz: ..... e, pondo-a no meio, diz: “disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.” A mulher no meio de todos, significa Israel entre as nações. Antes da batalha do Armagedom, a nação de Israel vai estar sozinha entre as nações, pois todas as nações lideradas pelo anticristo marcharão contra Israel, e Israel estará só.
 
No versículo 6 diz: Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
Existe uma tradição milenar que diz que: Jesus teria escrito a passagem de Jeremias 17:3-5, na primeira vez, e na segunda vez quando escreve novamente teria escrito Isaias 64:6. Observe que Jesus escreve duas vezes essa primeira vez significa que: Deus já havia escrito a historia de Israel, a história de um povo que Deus criou com um único objetivo, o de glorificar o seu nome, pois Israel para Deus é como a menina de seus olhos, propriedade exclusiva do Senhor. Povo escolhido, mas que, no entanto rejeitou ao Senhor, e agora estava em uma situação de humilhação de apuros, quase morrendo porque adulterou contra o Senhor.
 
Observe que no versículo 7, do texto diz que: Jesus se endireitou e disse: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. Ou seja, Jesus se inclinou a primeira vez para os inimigos de Israel (mulher). Com isso vemos claramente na simbologia quando Jesus no monte das oliveiras se inclinará contra os inimigos de Israel, dando assim livramento ao seu povo. E não levando em conta o que os acusadores tinham contra ela, Ele livrará a Israel dos seus acusadores.
 
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra (v 8) Depois de defender a mulher (Israel) dos seus acusadores (inimigos) Jesus voltou a escrever na terra, essa era agora a segunda vez que ele escrevia na terra, terra nesse contexto simboliza o próprio homem, a própria nação de Israel, ele escreveu sobre Israel a palavra de perdão e de libertação. Ou seja, depois que Israel reconhecer a Cristo como o messias que eles rejeitaram, e se arrependeram dos seus pecados. Deus escreve uma nova história para o seu povo Israel, uma nova história de redenção, sem acusadores e desfrutando da sua glória, e reinando com Cristo no milênio.
 
Observe que nos v 9, ficou somente Jesus e a mulher, os acusadores (inimigos) se retiraram um a um desde os mais novos, até aos mais velhos. Ficou somente o Senhor e a mulher (Israel). No final ficará somente Israel e o Senhor Jesus. Quando todas as nações estiverem marchando contra Israel o Senhor Jesus se manifestará, Ele pisará no monte das oliveiras, e o monte fenderá ao meio e Israel passará a salvo. Quando os inimigos forem destruídos Israel ficará com o Senhor, e o remanescente fiel se encurvará ao Senhor e aceitará seu senhorio.
 
Jesus se inclina novamente só que desta vez, se inclina para a mulher (Israel) e lhe diz: Mulher onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela lhe disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais. Jesus se inclinou para Israel com compaixão e misericórdia, perdoou os seus pecados, e disse que a partir daquele dia não a condenaria mais. Toda a maldição seria quebrada, tão somente que Israel não pecasse mais. Pois para eles não teriam mais chance se rejeitassem novamente o Senhor.
 
 
Que esse estudo venha te fazer crescer na graça e no conhecimento, pois sem conhecimento o povo se torna escravo, busque em Deus a revelação, pois ele tem nos dado algo de um valor sem igual que é a sua palavra. “Buscar-me-ei e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr. 29: 13).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário