Seguidores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O líder que Deus chama

O líder que Deus chama

O líder que Deus chama, é aquele que acima de tudo ama e pratica a Palavra de Deus. É aquele que se dispõe do seu eu, e deixa o EU SOU lhe dominar. É aquele que não aceita que outro, se não o Senhor, lhe dirija os passos. É aquele que ama as ovelhas e dá a vida por elas.                                                                        
Dentre vários líderes que Deus levantou, na história de Israel, quero me prender a um: Moisés, homem valente, valoroso, que tinha todas as características que um verdadeiro líder deve ter. Características essas, que não só os líderes devam tê-las, mas todos aqueles que são servos de Deus.
Características da vida de Moisés
1ª) Experiências - Depois de ter matado um egípcio (ele achou que com sua própria força libertaria o seu povo), fugiu para Mídia. Este lugar foi um marco na vida de Moisés; de como Deus trataria com ele. Neste lugar a vida de Moisés teve uma mudança total. Começou a ter experiências que refletiu em todo o seu ministério. Ele foi trabalhar para o seu sogro, e começou a cuidar de suas ovelhas. Moisés foi cuidar de ovelhas que não eram suas, aprendendo a se preocupar com elas, protegê-las, livrá-las do perigo, tirar os seus carrapichos, e alimentá-las. Deus estava preparando Moisés para cuidar de um povo que não era seu, para que da mesma forma que ele aprendeu a cuidar daquelas ovelhas, também tivesse experiências, para cuidar daquele povo. Povo que não era seu, mais do Senhor. Agora não seria mais com sua própria força, como tentara antes; mas com a força do Senhor. Que exemplo glorioso! Primeiro, ele submete-se, para que Deus lhe ensinasse algo, um algo tão maravilhoso, que refletiria em toda a sua vida. O líder que Deus chama, tem experiências pessoais, a cada dia uma nova experiência com o Senhor.                                                                          
2ª) O seu chamado - Quando Deus se revelou a Moisés, e lhe chamou para uma missão (de libertar o seu povo, Ex 3:1-22) Deus usou uma coisa natural, para fazer algo sobrenatural. Deus lhe mostrou a sarça ardendo e não se consumindo, aquilo chamou a atenção de Moisés, e logo em seguida Deus o chama duas vezes, Moisés, Moisés. Quando Deus falava duas vezes o nome de uma pessoa, Deus queria chamar a atenção para a importância do assunto. Logo em seguida Moisés tira as sandálias dos pés, em obediência à voz de Deus que lhe diz que: A terra é santa. Quando Deus diz isso ele está dizendo a Moisés: Que ele se despoje de suas próprias idéias, de seus interesses e planos, porque agora Deus é quem vai lhe dar a direção. E Deus revela a Moisés tudo o que vai fazer em relação ao seu povo. Quando verdadeiramente um líder é chamado por Deus, ele deixa de lado todos os seus ideais, e passa ter os ideais de Deus. Para ele nada é mais importante do que está no centro da vontade de Deus.                                         
3ª) Deus lhe deu sinais - Os sinais foram: A serpente, e a lepra em sua mão (Ex 4:1-8). Deus fez com que a vara se transforme em serpente, porque a serpente para os egípcios era símbolo de poder. Quando Moisés foge da cobra, ele se lembra de como fugiu do Egito. Ele pega a cobra pela cauda, e ela volta a ser vara. Deus está querendo mostrar para Moisés, que vai entregar os egípcios em suas mãos.                                                                         
A sua mão ficando leprosa; a lepra para os hebreus era símbolo de castigo, de juízo. Deus queria mostrar a Moisés e para o povo, que o mesmo Deus que fere é o que cura, que o mesmo Deus que permitiu a escravidão, também efetuará a libertação.
Jesus disse: “Os sinais seguirão aos que crêem” (Mc 16;17). A vida de um verdadeiro líder é composta de sinais. Muitos estão querendo os sinais para depois crerem. A regra é bem clara! Primeiro você crê e obedece, depois virão os sinais. Qual o sinal que Deus tem posto em tua vida, tem posto em tuas mãos? Para que os outros enxerguem, que existem muitos líderes, mais não como você.               
4ª) Humildade - Sua humildade e reconhecimento de que ele não era capaz, foi algo extraordinário em sua vida. Quantos, hoje em dia, são cheios de soberba, orgulho, vaidade, achando-se melhores que os outros, por posições sociais, e o pior de tudo também por posições espirituais. Nunca devemos esquecer que o Senhor abate os exaltados e exalta os humilhados. Em Êxodo 4;10, Moisés diz para o Senhor que não é homem eloqüente, que é pesado de boca, e de língua. Ao contrário do que muita gente pensa, Moisés não era gago, nem analfabeto, ele foi criado pela filha de Faraó, viveu em palácio, era um príncipe. Logo ele aprendeu a cultura, a filosofia, e a língua egípcia. Quando ele diz que era pesado de boca e de língua, ele estava se referindo ao idioma hebraico. Ao contrário do seu irmão Arão, que foi criado com os hebreus, e falava muito bem o idioma, a língua hebraica. Por isso Deus disse: Arão falará por ti ao povo; ele ti será por boca, e tu lhe serás por Deus (Ex 4:11-16).                          
 5ª) O amor - Que exemplo glorioso de liderança! Por duas vezes demonstrou o seu amor para com o povo, mostrando que não era um líder egoísta, presunçoso, pois ele não pensava só em si, mais no rebanho que Deus lhe deu para cuidar. O amor de Moisés para com o povo era tanto que Deus lhe diz: O teu povo que fizeste subir do Egito se corrompeu (32:7); Deus usou essa expressão “o teu povo”, porque sabia o quanto Moisés amava esse povo. No versículo 9, a ira de Deus se ascende a tal ponto, que ele queria destruir todo povo, e fazer de Moisés uma grande nação. Moisés se comoveu, e suplicou ao Senhor que não fizesse tal coisa, e o Senhor o atendeu. Nesse episódio Moisés não somente pensou no povo, mais também no nome do Senhor, pois o que os inimigos pensariam quando soubesse que Deus destruiu o povo que ele próprio libertou. Se Moisés fosse egoísta, aceitaria. Afinal era um povo murmurador, que estava causando escândalos.         
No versículo 32, Moisés põe a sua própria vida a prova, por amor ao povo. Pois ele intercede para que Deus perdoe os pecados do povo, ou então risque o seu nome do livro da vida. Isso revela o nível de intimidade que Moisés tinha com Deus. E que amor glorioso! Não é à toa que Moisés simboliza o próprio Cristo. Pois Cristo nos amou tanto que se entregou por nós sem que merecêssemos. E você líder, Deus pode olhar pra você e te incluir na simbologia dele? Quem você simboliza: o mercenário ou o bom pastor? Pegue essas características da vida de Moisés e aplique na tua vida. E nunca deixe de aprender com o mestre, por excelência, Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário